PORQUÊ ESTUDAR EM PORTUGAL?

Custo de vida acessível, boa cozinha, ambiente amigável e próximo, clima ameno… Esta parece ser a lista perfeita para os estrangeiros que enumeram as vantagens de estudar em Portugal. Sim, estes são alguns dos benefícios que os estudantes internacionais colhem por cá quando fazem a escolha de conquistar o diploma do ensino superior em terras lusas.

O país é particularmente desejável para alunos candidatos dos países PALOP e latino-americanos – especialmente depois que a nota nos exames nacionais passou a ser considerada durante o processo de admissão nas universidades portuguesas. Mas, também de outras partes do velho continente chegam jovens dispostos a viver um período em Portugal, assim como dos países Asiáticos.

Os motivos que fazem as pessoas procurarem Portugal, seja em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, ou qualquer outra cidade, são muitos, desde a segurança, qualidade da educação, custo de vida e tantas outras razões.

DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO

Em Portugal – segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo – o ensino superior constitui uma das componentes da educação escolar, para além do ensino secundário e do básico. Por sua vez, o ensino superior compreende o ensino universitário e o ensino politécnico.

O ensino politécnico é orientado por uma constante perspetiva de investigação aplicada e de desenvolvimento dirigido à compreensão e solução de problemas concretos. Visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de atividades profissionais. O ensino politécnico realiza-se em escolas superiores ou outras escolas politécnicas, que podem associar-se em institutos politécnicos ou integrar-se em universidades.

As instituições de ensino superior portuguesas integram-se na rede pública ou na rede privada. A rede pública é mantida pelo Estado e inclui as instituições de ensino superior público universitário, de ensino superior público politécnico e de ensino superior militar e policial. A rede privada inclui as instituições de ensino particular e cooperativo mantidas por empresas privadas ou por cooperativas de ensino e as instituições de ensino superior concordatário mantidas pela Igreja Católica.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Esta experiência vai combinar educação de alta qualidade à oportunidade de viajares por toda a europa a preços acessíveis, mas sobretudo vai permitir que cresças  pessoalmente, ao viveres fora do teu país de origem e ao teres uma relação multicultural com mais de 100 nacionalidades diferentes.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Nunca a importância da formação profissional foi tão evidente como nos tempos atuais, tanto para quem emprega como para os próprios trabalhadores das organizações.

Cada vez mais, a formação profissional é encarada como um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações, deixando de ser vista como uma perda de tempo e passando a ser encarada como um investimento essencial com retorno efetivo.

Depois de muitos anos sendo bastante desvalorizada, atualmente os benefícios da formação profissional são cada vez mais reconhecidos. Estes são alguns desses benefícios, não só para as empresas, como também para os próprios trabalhadores:

  • Mais conhecimento e novas competências
  • Mais produtividade
  • Maior diferenciação no mercado
  • Maior probabilidade de inserção profissional
  • Maior capacidade de adaptação
  • Maior realização